BLOG

PRODUTOS

Banda-Larga Wireless

No mundo vários provedores de internet usam redes sem fio para entregar banda-larga a seus assinantes

Devido à necessidade de atender clientes com maior rapidez em áreas de baixa concentração, as redes sem fio , ou Wireless se tornaram o meio ideal para transportar internet a residências todos os tipos de serviços. O uso de wireless para transportar banda larga tem sido um dos fatores mais importantes para o crescimento da internet. Para ofertar uma solução de qualidade nessa tecnologia a WDC Networks trouxe para o Brasil os produtos da Ubiquiti Networks há mais de 8 anos, sendo pioneiros no segmento no Brasil.

Tecnologia Wireless de banda larga – As redes wireless usadas para transportar internet banda larga foram evoluindo para melhor atender as necessidades de mais velocidade e menor interferências, e atualmente operam em frequências de 5,4 a 5,8 Ghz , chamadas de frequências livres pela Anatel, ou seja, o provedor não precisa licenciar cada enlace, mas sim, precisa ter uma licença SCM (Sistema de comunicação Multimídia) e os equipamentos utilizados na sua rede necessitam possuir homologação da Anatel .

Os principais componentes de uma rede wireless de banda-larga são:

-                          Radio Base: ou também conhecidos como Access Point são os equipamentos responsáveis por emitir os sinais para que os outros rádios captem e possam usar. Esses rádios usados nas torres, ou rádio-base, precisam ter capacidade de conectar vários outros rádios, portanto precisam ter uma capacidade de processar maior que os rádios que ficam na casa do assinante.

-                          Radio Assinante: ou também conhecidos como CPE (customer premisse equipment) são os equipamentos que recebem o sinal das Radio Bases, e conectam os computadores do assinante na rede banda larga.

-                          Antenas de transmissão: todos os rádios precisam de uma antena que emite os sinais na atmosfera, e essas podem ter potências e ângulos diversos. Em geral, quando maior a potência maior a distância do sinal,  quanto maior o ângulo de abertura maior a área coberta por esse sinal.

Resumidamente, com esses equipamentos se constrói uma rede de acesso com capacidade de atender uma região de uma cidade.

Além disso, existem equipamentos inteligentes, chamados de roteadores que conseguem gerenciar o tráfego de banda larga de cada assinante, permitindo que seja entregue a cada assinante uma velocidade conforme a que contratou, com segurança da informação. A WDC Networks distribui no Brasil os roteadores da marca MIKROTIK, especializados em gerenciar redes de banda larga wireless.